Fala pessoal, tudo bem?
aqui é o Juliano da Haus Drone – Soluções por imagens aéras e estou aqui para tirar uma dúvida que muitas pessoas ainda tem e me perguntam durante o nosso Curso de pilotagem de drone, ou até mesmo quando estou realizando algum trabalho, e é sempre a mesma pergunta: Tenho o DJI Mini 3 Pro, Mavic Mini ou Dji Mini 2 e eu preciso homologar meu drone,
registrar na anac e na anatel, já que o peso dele é de 249g ? ou então Fulano me falou que se eu comprar o DJI Mini 3 Pro ou Mavic Mini ou o Mini 2 eu não vou precisar registrar o drone.
Isso é o que todo mundo pensa, “a lei fala que se o drone for menor que 250g não precisa de homologação”, e isso está completamente errado. A resposta para essa pergunta é: SIM, você precisa homologar, registrar nos órgãos responsáveis e seguir a legislação brasileira.
Mas por que eu devo homologar DJI Mini 3 Pro ou Dji Mini 2?
Primeiramente devemos ter definidos 2 conceitos, o Peso Inicial de Decolagem e o Peso Máximo de Decolagem (PMD).
O peso inicial de decolagem, é o peso mínimo que a aeronave possui para poder sair do chão e decolar. Já o PMD, peso máximo de decolagem, é o peso da aeronave + o peso que ela consegue “levar” para poder decolar e voar de forma segura.
A legislação brasileira fala: “Drones (Aeromodelos ou RPA com peso máximo de decolagem de até 250g) (embora pertençam à Classe 3) estão dispensados de vários requisitos. Para esses equipamentos, as operações (voos) são permitidas pela ANAC sob total responsabilidade do seu piloto.”
Segundo a nossa legislação, se o drone tiver um Peso Máximo de Decolagem (PMD) abaixo de 250g ai sim ele estaria dispensado da homologação.
Porém o DJI Mini 3 Pro ou o Dji Mini 2, possuem um peso inicial de 249g, e por exemplo, se você colocar um filtro na lente esse peso já passaria os 250g. Veja que há uma diferença entre peso inicial de decolagem e peso máximo de decolagem.
Por isso esses 2 drones são obrigados a ter o registro na Anatel e na ANAC e seguir a legislação brasileira.
Veja o depoimento do Coronel Vargas sobre essa questão:
“Recebi hoje diversos questionamentos acerca da aeronave Mavic Mini, a qual foi anunciada pela fabricante como tendo apenas 249g.
Entretanto, após o seu lançamento oficial hoje, tomamos conhecimento que a aeronave possui um peso inicial de decolagem de 249g e, ainda, que podem ser instalados outros acessórios com peso máximo de 30g, incrementando assim o seu peso total (PMD).
Então, vamos lembrar um dos conceitos fundamentais da nossa legislação: o Peso Máximo de Decolagem (PMD).
Conforme definido pela ANAC, o PMD é o máximo peso que uma aeronave (incluído seu combustível, cargas e equipamentos transportados) pode ter para ser capaz de decolar e realizar um voo com segurança.
Desta forma, está claro que o PMD da aeronave Mavic Mini é superior aos 250g previstos para classificação inicial das aeronaves conforme previsto na nossa Legislação e que SIM, a aeronave Mavic Mini deve seguir as tratativas de cadastro das aeronaves Classe 3.
É necessário entender que o Peso Máximo de Decolagem (PMD) independe de a aeronave estar totalmente carregada no momento da sua operação, ou seja, mesmo que nunca se instale um único acessório nela, sempre será considerada a hipótese de ela voar com carga máxima (PMD).
E este conceito não se aplica apenas no Brasil.”
Espero que tenha ajudado a tirar a dúvida de muitas pessoas, e se você tiver um amigo que não registrou seu drone ainda, envie esse link para ele, é importante que todos estejam voando de forma segura e dentro das normas.
Caso queira realizar nosso curso de pilotagem, e saber mais sobre toda a parte regulamentação de drone, clique aqui e saiba mais.
Juliano Rossetto
Piloto e instrutor da Haus Drone