A dúvida que muitas pessoas tem, a topografia com drone é precisa?
Essa é a dúvida que muitas pessoas tem na hora de contratar um serviço de levantamento topográfico com drone.
Através das tecnologias aerofotogramétricas para processamento de imagens, as fotografias aéreas obtidas pelo drone passam por um tratamento em que é possível criar uma nuvem de pontos, que comparados aos pontos gerados pelos equipamentos topográficos tradicionais, são bem mais adensados, acarretando em um maior detalhamento do terreno, e uma precisão centimétrica.
Para ter uma boa precisão, a Haus Drone realiza em todos os seus serviços de mapeamento aéreo, a captura de pontos de controle com GPS/GNSS o que garante uma ótima precisão no resultado final.
Haus Drone - Coleta de Pontos de Controle
Tempo é dinheiro
Veja aqui um comparativo entre usar o drone para realizar um serviço de topografia X o modo convencional. Levando em conta a complexidade do trabalho, tempo em campo, custos de equipamentos, deslocamento e a hora/homem.
Para entender de forma sucinta, observe o exemplo abaixo para uma área de 24 hectares, dados tirado do site da Autodesk, referência em softwares 3D, confira:
Comparativo entre topografia com drone x topografia convencional
Assim, o tempo de uma topografia convencional pode ser considerado longo, quando se compara com uma topografia gerada a partir do uso de drones. Além de tudo, com o drone é possível gerar nuvem de pontos, modelos 3D, ortomosaicos, o que agrega muito o resultado final gerado.
Como é o processo da topografia com drone
Primeiramente precisamos saber a área e montar um planejamento de voo, após isso já podemos partir para o campo.
No processo em campo, coletamos alguns pontos de controle com o GPS GNSS e destacamos o ponto. Feita as coletas, já podemos fazer o voo com o drone e coletar as imagens.
Feito o trabalho em campo, agora é hora de processar os dados coletados. Em um software especifico para processamento de imagens, combinamos as imagens capturadas pelo drone, junto com os pontos coletados com o GPS GNSS e processamos tudo isso. Feito isso, os produtos finais que podemos obter são:
- Ortomosaico (foto georreferenciada)
- Modelo Digital de Superfície
- Modelo Digital de Terreno
- Curvas de Nível
- Modelo 3D
A análise desses produtos gerados, podem ser feitas diretamente no AutoCad.
Em uma próxima postagem, mostraremos como importar esses dados no AutoCad 2D e Cível 3D.
Benefícios
O maior benefício sem dúvida, ao utilizar o drone, é a economia de mais de 60% do orçamento, otimização de tempo de mais de 70% em comparação a topografia convencional